Central de Marcação: Juazeiro do Norte, CE - (88) 2141.3697 | Salgueiro, PE - (87) 3871.6663

Nefrologia

Nefrologia é a especialidade médica que trata do sistema urinário, principalmente relacionados as funções e doenças dos rins.

O Dr. Cícero Brasileiro, Médico Diretor Nefrologista da Clinique, recomenda que procure um médico nas seguintes situações:

⦁ Pessoas com mais de 40 anos que façam anualmente uma consulta médica com um médico nefrologista e façam os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina. Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção na infância recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico nefrologista;
⦁ Alterações na taxa de creatinina sanguínea, que é o principal marcador da função renal;
⦁ Urina que espuma muito ou identificação de perdas de proteínas na urina através de exames laboratoriais;
⦁ Urina avermelhada ou identificação de sangue na urina através de exames laboratoriais;
⦁ Infecção urinária de repetição, principalmente se forem mais de três episódios por ano;
⦁ Mais de um episódio de cálculo renal durante a vida;
⦁ Edemas e inchaços sem causa aparente;
⦁ Alterações no potássio, sódio, fósforo, ácido úrico, magnésio e cálcio sanguíneos que o clínico geral não identifique facilmente a causa;
⦁ Alteração do metabolismo ácido-básico sem causa aparente;
⦁ Aparecimento de múltiplos cistos renais em exames como ultra-som (ecografia), tomografia computadorizada ou ressonância magnética dor rim;
⦁ Alterações do volume de urina sem causa aparente.